Hipnose para Atores

Quando você pensa sobre hipnose para atores, você pode ter ideias, crenças e imagens em sua mente relacionadas ao que você viu na televisão ou nos filmes. A hipnose é uma disciplina relativamente jovem, mas também uma prática muito antiga. Neste artigo, vou explicar o que é a hipnose para os atores e por que a hipnose para os atores é útil.

O que é a hipnose?

A hipnose é “um estado da consciência humana que envolve atenção focada e percepção periférica reduzida, caracterizada por uma maior capacidade de resposta à sugestão”.

Esta definição deixa claro que a hipnose é um estado de consciência. Na verdade, é um estado de consciência muito natural que experimentamos diariamente toda vez que nossa atenção se concentra em algo. Você pode entrar na hipnose enquanto dirige seu carro, enquanto assiste a um filme ou ouve alguém realmente interessante.

Como ator, você experimenta muitas vezes um estado de transe quando você está em uma cena ou exercitando sua imaginação. Meu ponto de vista é que a atuação e a hipnose têm muito em comum.

O estado de transe

Em muitas culturas, esse estado de transe é usado para curar doenças ou problemas mentais. Esse estado de transe pode ser induzido usando drogas em algumas culturas, dança e ritmo, ou contar histórias, e falar como é na hipnose.

O estado de transe tem algumas características que você pode reconhecer em sua vida diária: atenção focada e sugestionabilidade. É por isso que a hipnose pode ser usada para induzir uma mudança positiva através sugestões positivas.

Esse estado também já foi usado em sua vida para lhe dar sugestões negativas: muitas crianças são hipnotizadas todos os dias pelo professor ou pai e recebem sugestões negativas, como “você não é bom o suficiente”, “você é um garoto ou garota ruim”, e assim por diante. Nesses casos, a atenção focada é induzida pela autoridade. Alguém que tem autoridade naturalmente gera a atenção ao que se diz.

Uma criança tem que responder à autoridade de seus pais ou professores, seguindo suas sugestões e ordens: “Venha aqui, olhe-me nos olhos, você é um garoto / garota ruim! ». Neste exemplo, seguindo os dois primeiros pedidos “venha aqui” e “olhe-me nos olhos”, prepara a mente para aceitar a última sugestão de “você é um garoto mal”.

Mecanismo

O mesmo mecanismo pode ser usado na hipnose para atores e é conhecido como testes de sugestão. Por exemplo, um hipnotizador poderia dizer “sentar na cadeira, colocar as mãos nos joelhos, fechar os olhos e relaxar em um estado de transe hipnótico”. À medida que as primeiras encomendas são aceitas, a próxima será aceita com mais facilidade.

Existem muitos níveis de estado de transe. Alguns são muito leves e alguns são muito profundos. Na vida diária, você provavelmente experimenta estados leves de transe. Alguns estados de transe profundos envolvem uma paralisia do corpo. Assim como se o corpo estivesse dormindo, mas a mente ainda está acordada. Isso acontece às vezes, naturalmente, antes de dormir ou quando você acorda.

Lembre-se: o estado de transe é natural e todos experimentam vários estados diferentes de transe todos os dias. Agora, quando você aprende hipnose para atores e auto hipnose, você pode obter controle sobre esses estados de transe e usá-lo para seu benefício pessoal.

Mudança de comportamentos

A hipnose é amplamente utilizada em todo o mundo para induzir mudanças nos comportamentos das pessoas. Como eu disse anteriormente, o estado de hipnose o torna mais disponível para sugestões para uma vida melhor.

A hipnose é usada em esportes para ajudar os atletas a melhorar sua concentração e desempenho. A hipnose pode ser usada para superar as limitações que alguém pode ter em sua mente. Muitos golfistas, incluindo Tiger Woods, já utilizaram a hipnose para aumentar seu desempenho ao visualizar seu objetivo e entrar em estado perfeito de consciência para jogar golfe.

A mente subconsciente

A mente subconsciente controla quase tudo em seu corpo. Você pode usar sua mente consciente para lhe dar ordens e sugestões, mas, no final, a mente subconsciente está no controle. É por isso que às vezes podemos lutar por conseguir algo que queremos no nível consciente porque a mente subconsciente está bloqueando a atingir sua meta.

Quando os atores estão se apresentando, eles precisam confiar na mente subconsciente. A mente subconsciente é responsável para que você atinja o estado emocional adequado, recriando as circunstâncias imaginárias da cena, conectando-se ao objetivo do seu personagem, à medida que sua própria mente consciente é alterada e adota o pensamento de seu personagem.

Quando você não confia em sua mente subconsciente, é quando você experimenta autoconsciência e ansiedade de desempenho. Você tenta conscientemente controlar seu desempenho e o resultado final é que você piora.

Por que a hipnose para atores é útil?

A hipnose para os atores irá torná-lo mais em contato com sua mente subconsciente. Isso irá ajudá-lo a relaxar e confiar em sua mente subconsciente com sua performance, através de ancoragens e gatilhos ajudando-o a atingir o melhor estado de consciência para seu desempenho em cena.

Atuar é um estado de transe

Lembre-se das características do estado de transe? Atenção focalizada e sugestionabilidade. Quando você está em um exercício de atuação, focado em recriar uma circunstância ou lugar particular, você já está em um estado de transe. Sua atenção está focada em tudo o que você está criando, e você está aberto às sugestões de seu coach ou as que você dá a si mesmo.

Toda vez que você está trabalhando em um exercício de atuação, você está entrando em algum tipo de estado de transe. Isso significa que sua atenção está focada e isso também significa que você está mais sugestionável.

Isso é bom porque faz com que fique disponível para as direções que foram dadas. Sua imaginação está desperta, e você tem uma experiência de consciência modificada. Isso também significa que você é mais vulnerável a sugestões, positivas ou negativas. É por isso que você pode se sentir realmente mal após um feedback negativo de um professor. Porque você já estava em estado de transe, e seus comentários funcionam como uma sugestão negativa em você.

Os atores

Os atores geralmente são muito sugestionáveis, e devem ser para dar o melhor de si mesmos. Os atores devem estar abertos e aceitar sugestões de seu treinador ou professor ou diretor de atuação para poderem fazer o melhor. É por isso que eles também podem ser tão vulneráveis ​​e ter uma autoimagem muito negativa. Alguns atores podem ser completamente destruídos por sugestões negativas de seus professores, diretores ou colegas.

Professores e treinadores de “acting” têm uma enorme responsabilidade sobre seus alunos. Como atores, também há a responsabilidade de aprender sobre a própria mente e poder usá-la no melhor. É por isso que a hipnose para os atores é tão útil.

Você pode ter experimentado a sensação de ser realmente poderoso ao trabalhar com um personagem poderoso. E ter se sentido negativo ao trabalhar com um personagem deprimido. Alguns personagens nos influenciarão mais do que outros, mas é claro que eles têm um impacto sobre os atores.

Superando os obstáculos pessoais

Agora que você entende que atuação e hipnose estão muito relacionadas, compreende também que a hipnose para atores e auto-hipnose podem ajudá-lo a superar seus obstáculos pessoais que você enfrenta em sua carreira de ator e pode benficiá-lo no lado comercial da atuação, pois já está ajudando milhões de pessoas em sua vida profissional. Ela também pode ajudá-lo com suas habilidades de atuação, permitindo que você confie mais em sua mente subconsciente.

Você pode superar o medo dos testes de elenco ou a ansiedade do desempenho em algumas cenas.

A ciência por trás da atuação

A atuação moderna de hoje baseia-se principalmente no trabalho de Stanislavsky. Contemporâneo de Stanislavsky, Ivan Pavlov, o famoso fisiologista conhecido por seu trabalho de condicionamento clássico. Há uma ciência por trás da atuação, e Stanislavsky provavelmente sabia sobre isso. A psicologia evoluiu desde então, e a atuação evoluiu.

Stanislavski afirmou que o ator que deseja retratar de forma convincente e sincera a “realidade” de um personagem deve poder entrar plenamente em uma “realidade alternativa” completamente convincente. Isso, é claro, é exatamente o que acontece em um transe hipnótico.

A arte de colocar-se de lado e tornar-se “outra pessoa”, uma criação fictícia, foi estudada há séculos, é claro. Um dos mais famosos teóricos e praticantes da habilidade é Constantin Stanislavski, que inventou o que agora chamamos de método de atuação. Stanislavski insistiu na importância de conhecer o seu personagem do lado de dentro, bem como do “fora”. Esta foi a única maneira de “tornar-se real”.

Os melhores atores, no palco, na tela e na vida comum são aqueles que conseguem esquecer completamente que você está observando um ‘personagem’, um ‘ato’. Eles o convenceram, sem que você nem perceba isso acontecendo, você acredita que aquela é uma pessoa real à sua frente. E responde, tão naturalmente, como emocionalmente, como faria a qualquer pessoa.

Como dar ao público a melhor experiência possível

Porque o público vem para ver uma peça de teatro ou um filme no cinema, ou assistir a uma novela na televisão?

Boa parte não para ver os atores (mesmo que eles saibam quem são), mas os personagens. O público vem participar da experiência emocional e psicológica da história que os antecede. E eles podem fazer isso melhor quando os personagens que eles vêem diante deles não são “papéis”, mas personas completamente vívidas.

Mas qual é a melhor forma de aprender a fazer isso?

A hipnose é uma maneira ideal, de acessar o método de Stanislavski porque:

– Você ganha uma compreensão mais profunda da “pessoa” que seu personagem é.
– Você aprofunda sua conexão com a vida emocional do seu personagem.
– Você está respondendo espontaneamente dentro da “realidade alternativa” do desempenho.
– Você pode controlar todos os aspectos técnicos do seu desempenho para sustentar o a realidade em que seu personagem “vive”.
– Sua atuação torna-se mais habilidosa e verdadeira.

O que você está esperando para aprender hipnose? E assim ter uma qualidade de vida de alto nível e uma atuação de grande performance?

Artigo escrito por Tiago Garcia
Todos os créditos para o autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *